Quem somos

Há mais de 30 anos, a Ordem Princípio e Luz vem desenvolvendo estudos sobre autoconhecimento e autocontrole. Por meio desses programas, a dirigente Helena Martins consegue aumentar as possibilidades de auxiliar o ser humano, pois é dada a cada pessoa a oportunidade de se preparar para vencer as próprias dificuldades e, com os conhecimentos adquiridos, ajudar aqueles que estiverem precisando.

A Ordem Principio e Luz surge como resultado do trabalho de uma vida. Helena Martins se dedica a auxiliar o ser humano a se desenvolver, compreender, aceitar a si e ao próximo, com bases de igualdade e solidariedade e, a partir disso, construir um mundo mais humano, mais digno, mais espiritualizado.

Seus instrumentos para esse projeto de vida são e sempre foram uma compreensão de que somos compostos por corpo/mente/espírito e que, quando trabalhamos em harmonia com estes três componentes, nos tornamos seres mais evoluídos e melhores.

Acreditando nisto, Helena Martins fundou, em 1979, a Ordem Principio e Luz (OPL), entidade filantrópica que se dedica a auxiliar as pessoas por meio de estudos e da prática da espiritualidade.

O trabalho desta instituição vem crescendo desde então, baseado em estrutura simples e eficiente de atendimento personalizado aos necessitados que vêm até a entidade, buscando auxiliá-los da melhor forma dentro das suas dificuldades, sejam elas físicas, econômicas, psicológicas ou espirituais.

“Em 1968, juntamente com algumas pessoas que, como eu, sentiam a necessidade de conhecer melhor a essência humana, formei um grupo de estudos sobre o comportamento humano. Em 1979, em função do grande número de pessoas que haviam se juntado ao grupo, senti a necessidade de registrar nossas atividades para que pudéssemos continuar nossos estudos de maneira legal e segura. Desse modo, fundamos a Ordem Princípio e Luz (OPL), entidade filosófica e filantrópica, sem fins lucrativos.
 As atividades da OPL consistem em reuniões de estudos sobre o conhecimento humano, rituais iniciáticos de passagem dos graus de conhecimento e atendimento ao público em necessidades que variam de uma cesta básica a um conselho (palavra amiga).” – Helena Martins

opl-quem-somos
helena-quem-somos

Nossa missão

A Ordem Princípio e Luz é fundamentada no amor e na oportunidade de renovação interior. Oferece, por meio de seus cursos, ferramentas que podem ser utilizadas por todos sem preconceitos, facilitando a autodescoberta, despertando recursos internos para uma vida mais tranquila em todos os aspectos dela e procurando desmistificar aquilo que for possível, sem desrespeitar os princípios pessoais daqueles que nos procuram.

Essas ferramentas são fruto do conhecimento místico da fundadora, Helena Martins, cuja experiência foi adquirida através da observação da própria vida e pela dedicação, ao longo de mais de 40 anos, a trabalhos voltados ao apoio psicológico e espiritual.

A Ordem Princípio e Luz conta, hoje, com um exército de Mestres que, com boa vontade, dedicação e princípios éticos desenvolveram estudos filosóficos-religiosos com o propósito de ampliar seus conhecimentos e, assim, ter mais recursos para ajudar o outro com trabalhos voluntários, entendendo e respeitando a escolha dele seja ela qual for.

Nossa dirigente

Helena Martins, psicoterapeuta holística e escritora, especializada em autoconhecimento e autocontrole, desenvolveu um programa de estudos que prega a Liberdade de Fé.

Em 1979, fundou a Sociedade Beneficente e Filosófica Ordem Princípio e Luz, grupo de estudos filosóficos e prática de trabalhos voluntários, em que o indivíduo contribui para a promoção humana e o bem-estar social. Em 2000, criou a Casuloterapia, metodologia que permite ao indivíduo descobrir sua força interior e canalizá-la para o seu sucesso pessoal e profissional.  Em um retiro, isolado do cotidiano, ele observa de forma mais distante e detalhada, seus hábitos, dificuldades e realizações e atua sobre os sentimentos que podem gerar estresse, depressão e pânico.

Criou ainda o Grupo Suavi (Superação, Amor e Vida), que oferece apoio antes e depois do diagnóstico de doenças graves, para o paciente, acompanhantes, familiares e amigos e o Grupo Palavra Mágica, que oferece apoio a todos os tipos de dependentes (químicos ou não) e seus familiares.

Títulos da autora: Sentimentos Humanos, Relacionamentos, A Ordem, Justiça dos Homens x Justiça de Deus, Pensamentos de Helena Vol1 e Vol2 e os títulos infantis A árvore, Vitor e o boné encantado e O menino que virou sofá.